07 maio, 2010

Bondade, complemento da beleza!

O espírito bondoso realça a conduta da mulher (homem), porém o coração egoísta tira o brilho de sua aparência e limita sua influência. A palavra 'bondoso' é usada para descrever o proprio Deus:
 "...Senhor, Senhor Deus compassivo, clemente e longânimo
e grande em misericordia e fidelidade."
Ex 34.6

"...porém tu, ó Deus perdoador, clemente e misericordioso,
tardio em irar-te e grande em bondade
Tu não os desamparastes."
Ne 9.17

" Ele fez memoráveis as suas maravilhas;
benigno e misericordioso é o Senhor".
Sl 111.4
Abigail era uma mulher bondosa. Ela compreendia e aceitava os habitos perversos do marido (1Sm25.23-31. ela se apresentou a Davi com respeito, bondade e cortesia. Com sua atitude, demostrou deferencia pelo marido e pelos demais ao assumir a responsabilidade pela falta de hospitalidade dele.
Rute, a moabita, era uma mulher mansacuja perseverança complementava sua beleza. Ela foi bondosa para a sogra mesmo quando Noemi estava dominada pela amargura e pela autopiedade (Rt 2.2). Seu caráter forte e modos afáveis foram, por fim, recompensados com um marido devotado e com uma descendencia importante (4.3).
Ter experimentado a amor e o perdão de Deus deve aumentar a sensibilidade da mulher (homem) quanto às necessidades dos outros. Uma atitude condescendente ou rancorosa não é exemplo de bondade. Os cristãos são desafiados a ser bondosos, compassivos, misericordiosos e perdoadores (Ne 9.17).
Cada cristão deve refletir o Reino de Deus por meio de suas palavras. Palavras sábias são bondosas, mas palavras tolas são prejudiciais 
 "Nas palavras do sábio há favor, mas ao tolo os seus lábios devoram".
(Ec 10.12)
Os cristãos tambem são admoestados a falar com bondade e verdade (Cl 3.12-13). Palavra podem ferir o coração e destruir uma reputação ou relacionamento. Ser bondosa é exibir o amor de Deus e transmitir seu cuidado ao mundo necessitado.
Como um fim em si mesmo, a bondade, assim como a simpatia, não passa de uma atitude agradável desenvolvida com esmerada determinaçãopara faezr coisas com objetivo de ganhar o favor da família e dos amigos. Em outras palavras, é apenas um polimento ou refinamento exterior. No entanto se essa bondade é fruto de um caráter piedoso, que brota de um coração compromentido com o Senhor, então esse encanto tornasse uma ferramenta para levar outros ao Salvador e para servir a Cristo no Reino. Uma mulher (homem) bondosa assim recebe grande honra.
*

Nenhum comentário:

Postar um comentário

  • Bem vindos!

    Minha foto
    "Se da graça e da misericordia de Deus eu viver consciente, se nelas eu crescer e se for grata por elas, minha vida glorificará ao Senhor!"


    "Era a terra sem forma e vazia; trevas cobriam a face do abismo, e o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas." Gn 1. 1

    "Saberás que EU sou o SENHOR e que os que esperam em mim não serão envergonhados" Is 49.23b

    Eis que Deus não rejeita ao íntegro, nem toma pela mão os malfeitores. [Jó, 8:20 ]