14 março, 2011

Confiança

Leitura Bíblica 


 Jeremias 17.5-10



Assim diz o SENHOR: Maldito o homem que confia no homem, e faz da carne o seu braço, e aparta o seu coração do SENHOR!
Porque será como a tamargueira no deserto, e não verá quando vem o bem; antes morará nos lugares secos do deserto, na terra salgada e inabitável.
Bendito o homem que confia no SENHOR, e cuja confiança é o SENHOR.
Porque será como a árvore plantada junto às águas, que estende as suas raízes para o ribeiro, e não receia quando vem o calor, mas a sua folha fica verde; e no ano de sequidão não se afadiga, nem deixa de dar fruto.
Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o conhecerá?
Eu, o SENHOR, esquadrinho o coração e provo os rins; e isto para dar a cada um segundo os seus caminhos e segundo o fruto das suas ações.

Você já teve a experiência de confiar em alguém e se dar mal por causa disso? 
Infelizmente nos frustramos quando confiamos nas pessoas, por mais que aparentem ser serias e boas. Sem duvida voê já deve ter ouvido ou dito algo como "nunca pensei que o fulano fosse capaz de aprontar o que fez". Pois é, muitas vezes confiamos nas pessoas e no que dizem, comprometemo-nos e complicamos nossa situação. O trecho da Bíblia lido acima é bem claro e contundente a esse respeito, chegando a maldizer quem insiste em voltar as costas a Deus e achar que gente mortal, que não tem domínio sequer sobre si mesma,possa oferecer uma base segura para a vida.
Ao mesmo tempo, porém, a Bíblia também é bem clara quanto ao oposto, bendizendo -declarando afortunado- quem prefere depositar sua confiança no Senhor.
Será que, então, devemos sempre desconfiar de todos a respeito de tudo??Não se trata disso, e sim essencialmente de não fazer a nossa razão de viver depender de seres humanos - inclusive de nós mesmos.
Todos somos falhos e nada podemos assegurar: tendemos todos a enganar e ser enganados, a ponto de nem sequer entendermos a nós mesmos. Todavia, sem duvida também significa que em nossos negócios diários nossas decisões serão mais sabias se forem acima de tudo baseadas nas orientações da Palavra de Deus e não nos numerosos palpites que se oferecem por ai.
Somente Deus é capaz de sondar e conhecer o nosso coração, conforme finaliza esta passagem do profeta Jeremias. 
Assim sendo, você gostaria de viver de modo a agradar a Deus, sem ser encaminhado pelas pessoas? A receita é simples, e também esta na Bíblia: "FILHO MEU, DÊ-ME O SEU CORAÇÃO, MANTENHA OS SEUS OLHOS EM MEUS CAMINHOS" (Pv 23:26). Isto significa submeter toda a vida a Deus e procurar sempre obter com ELE a orientação para as decisões a tomar ao longo da vida.


UMA ENTREGA TOTAL A DEUS É UM ALICERCE FIRME PARA A VIDA!

  • Bem vindos!

    Minha foto
    "Se da graça e da misericordia de Deus eu viver consciente, se nelas eu crescer e se for grata por elas, minha vida glorificará ao Senhor!"


    "Era a terra sem forma e vazia; trevas cobriam a face do abismo, e o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas." Gn 1. 1

    "Saberás que EU sou o SENHOR e que os que esperam em mim não serão envergonhados" Is 49.23b

    Eis que Deus não rejeita ao íntegro, nem toma pela mão os malfeitores. [Jó, 8:20 ]